top of page

A Vila de Paranapiacaba: É a única vila ferroviária do Brasil que se mantém conservada desde a sua fundação, cidade tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural pelos três órgãos de defesa do patrimônio, repleto de belezas naturais do bioma Mata Atlântica e um rico acervo histórico a céu aberto, perfeita para o estudo em campo multi, inter e trans-disciplinar. Desde o ano de 2015 a Vila de Paranapiacaba é candidata oficial à Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

MY BUTTON
MY BUTTON
Quem somos

 A AMA-Paranapiacaba - Associação de Monitores Ambientais e Culturais, é uma organização não governamental, fundada em 05 de junho de 2002, no dia do “Meio Ambiente”. Todos os seus sócios são moradores na Vila, capacitados e credenciados para o atendimento turístico, para a educação ambiental e patrimonial. Sua criação tem relação direta com o projeto de revitalização e valorização do patrimônio humano, histórico e natural da Vila de Paranapiacaba.

Missão

“Promover a preservação da qualidade ambiental própria à vida, ao bem estar social e assegurar a dignidade das pessoas, através de projetos sustentáveis, promovendo a autogestão de recursos locais pela capacitação e desenvolvimento de pessoas para a prestação de serviços á sociedade em geral”.

Através da atividade turística, divulgar o patrimônio natural e cultural da região da Vila de Paranapiacaba, incentivando sua conservação, buscando a formação de uma consciência ambiental através da interpretação do seu patrimônio, capacitando e incentivando seus sócios para atuarem como multiplicadores, promovendo assim a qualidade de vida das populações envolvidas: “comunidade e visitantes".

Objetivo

Atualmente a AMA é composta por 22 associados, sendo destes, 04 diretores e 03 conselheiros. O Conselho Fiscal é o órgão atuante e responsável pela fiscalização das ações administrativas da ONG. Na categoria de monitores existem quatro classificações:  Monitores Plenos, que realizam atividades culturais, eco-turisticas e turísticas; Monitores Turísticos, que realizam atividades turísticas no Expresso Turístico da CPTM; e Sócios Beneméritos que embora não realizem as atividades de monitoria, colaboram efetivamente para a consecução dos objetivos sociais da Ama-Paranapiacaba.  A organização obedece aos Estatutos Sociais e Regulamentos Internos registrados em Cartório Público, e as Assembléias Gerais são realizadas trimestralmente; desde sua fundação a AMA já admitiu 63 sócios e elegeu democraticamente 05 diretorias.

O Recurso Humano

A Vila de Paranapiacaba

bottom of page